Telefônica reconhece que foi atacada por hackers
Segundo comunicado a Telefônica informou que, nos últimos dias, parte da sua infraestrutura que dá suporte ao acesso à internet foi alvo de “ações deliberadas e de origem externa” que acarretaram dificuldades de navegação em páginas da internet aos seus clientes.
O comunicado afirma que as ações desestabilizaram os servidores DNS. As ações externas se deram pela criação artificial de um número elevado de solicitações simultâneas aos servidores DNS. O objetivo, segundo a Telefônica era” esgotar a capacidade dos servidores e fazer com que as solicitações artificiais concorram com as solicitações legítimas, gerando as dificuldades de navegação em páginas de internet (portais, websites etc).”
Os serviços de mensagens instantâneas e de trocas de arquivos por meio de redes peer-to-peer estão normais, segundo o comunicado.Tambémnão são afetados osserviços de comunicação e rede de dados corporativos e de suporte a serviços públicos.
A empresa pede desculpas e “lamenta o transtorno causado aos seus clientes e informa que está empreendendo todos os esforços para normalizar a operação de sua rede o mais rapidamente possível.”
Abatimento na conta
O Procon-SP afirmou nesta quinta-feira (9) aoG1, via assessoria de imprensa, que os consumidores que ficaram sem acesso ao serviço de banda larga Speedy, da Telefônica, poderão pedir abatimento na conta proporcional aos dias que não conseguiram conexão.
A assessoria de imprensa da Telefônica confirmou que já foi notificada pelo Procon-SP para prestar esclarecimentos sobre o caso e que está reunindo as informações para repassá-las ao órgão de defesa do consumidor.
Segundo o Procon, aqueles que ficaram sem acesso devem pedir o abatimento junto à prestadora de serviço de banda larga. Se isso não for o suficiente, o cliente pode entrar em contato com o Procon. A Telefônica ainda não se manifestou sobre a possibilidade de desconto na conta dos consumidores que ficaram sem acesso.