Test ride Indian Scout, Chief Classic e Chief Vintage
As Indians chegaram e com elas, todo seu esplendor do brilho dos cromados e o peso da sua história. As motos Indian Scout, Chief Classic e Chief Vintage foram demonstradas a um grupo de jornalistas no último dia 18-fev. Na pista do Haras Tuiuti, o Motonline pode experimentar como é andar com elas.
Indian Scout
A menor mas não menos impressionante delas é a Indian Scout. O motor de 1133cc tem duplo comando de válvulas, arrefecimento a líquido e chassi de alumínio forjado, no estado da arte em termos de tecnologia de produto. No conceito original daquela que foi o sucesso entre 1920 e 1949 com muitas delas utilizadas na segunda guerra mundial, esse modelo repõe com a tecnologia atual o mesmo conceito de uma moto pequena, leve, ágil e confortável. Até as linhas do design original foram utilizadas para manter o mesmo apelo visual. Foi eleita a “cruiser” do ano de 2015 nos Estados Unidos.
Burt Munro, com uma dessas de 1920 bateu o recorde mundial de velocidade em motos até 1000cc, alcançando 320 km/h em Bonneville Speedway, em 1967. (veja o filme)
Agora ela tem 6 marchas, freios com ABS e o assento é forrado em couro especial e a proposta deste novo modelo é projetar o lendário nome Indian Scout® para o futuro, com um estilo autêntico e original da Indian Motorcycle®.
Motor – O motor leva uma configuração para alta performance e também conta com design e acabamento primorosos. Os dois cilindros em V deslocam 1133cm³, com torque de 97,7 N.m. a 5.900 rpm. Ele é arrefecido a água e utiliza o sistema DOHC (Dual Overhead Camshaft), com duplo comando de válvulas no cabeçote e 4 válvulas por cilindro.
Na transmissão há o câmbio de 6 marchas, um conjunto de embreagem de acionamento macio e eficaz que permite trocas rápidas de marchas com precisão e suavidade. Na transmissão secundária a tração é transmitida por correia, que não faz ruído e não há necessidade de lubrificação ou ajuste por desgaste, mantendo-se sempre mais limpa.
Chassi – Composto de várias peças, a Indian Scout conta com um chassi principal e sub-chassi traseiro em alumínio forjado, que usa o motor como parte importante na estrutura. Essa combinação aumenta a rigidez estrutural do conjunto mantendo o peso total da motocicleta de 244 Kg (a seco), a mais leve da categoria.
As linhas desse chassi mantém os mesmos traços, da percursora de 1920. E esse desenho em forma de triângulo define as origens desse projeto e ao mesmo tempo proporciona um excelente desempenho dinâmico.
O desempenho em curva e estabilidade em reta são bem distintos e a baixa altura do assento em relação ao solo, permite que motociclistas menores encontrem apoio facilmente e assim se sintam seguros, inclusive minimizando o esforço nas manobras com a moto parada.
Suspensão e Freios – O garfo telescópico tem tubos de 41mm de diâmetro e curso de 120mm. Na traseira o sistema de suspensão é por
balança de alumínio forjado com duplo amortecedor com acabamento cromado, regulagem de pré-carga de mola e 76mm de curso.
Os freios da Scout contam com um disco simples de 298 mm e pinça de duplo pistão na dianteira. Na traseira, o disco tem o mesmo tamanho, e apenas um pistão. Sistema ABS e tubos flexíveis de freio reforçados com malha de aço (tipo aeroquip) – eliminam deformações que prejudicam a eficiência das frenagens.
As rodas são confeccionadas em alumínio. Suas medidas são de 16 polegadas de diâmetro, e 3,5 polegadas de largura, tanto na dianteira quanto na traseira. Já a medida dos pneus que as calçam, é de 130/90-16. na frente e 150/90-16 na traseira.
Conforto e Acabamento – Com uma posição de condução diferenciada, vale ressaltar o desenho e acabamento do assento em couro legítimo, que permite também o acesso de forma rápida e simples a bateria e outros componentes elétricos localizados sob o assento.
O painel é dotado de um velocímetro analógico e mostrador digital multifunção, com hodômetro, hodômetro parcial, conta-giros, temperatura do motor e relógio. Todas estas funções são acessadas por um botão no punho esquerdo do guidão, tornando o seu acesso simples sem que seja preciso tirar as mãos do guidão.
A Indian Scout é oferecida na configuração para uma pessoa. As pedaleiras e o banco para o garupa são vendidos separadamente como acessórios.
Para maior conforto na condução, a Indian Scout oferece também uma linha de acessórios com opções de diferentes tamanhos de guidão, assentos e pedaleiras que podem ser configurados de acordo com a estatura e estilo de pilotagem do condutor.
Indian Chief Classic
O conceito desse modelo está definido nessa palavra, Classic. A Indian Chief® Classic vem unir a modernidade com a tradição da marca. Desenvolvida para proporcionar o máximo de conforto com o visual “Classic”, ela traz junto com o motor Thunder Stroke® de 111 polegadas cúbicas (1.811 cm³) um câmbio de 6 marchas, sistema de partida sem chave e “cruise control” (piloto automático).
A Chief® Classic é uma moto desenvolvida dentro do conceito norte americano “cruiser” (Cruzadora, devoradora de estradas) desenvolvida seguindo as mais exigentes características do padrão premium da marca Indian.
Motor – Na linha Chief® o motor V Twin Thunder Stroke 111 equipa todas as motocicletas. Foi o primeiro a ser projetado na nova fábrica, feito para manter a sua herança histórica. Então, visualmente é fácil identificar sua semelhança com a arquitetura da primeira versão do motor Power Plus que equipava a Chief® Classic 1940. As aletas de refrigeração na tampa de válvulas que se assemelha muito com o cabeçote tipo “flat head” da época, o sistema de escapamento que desce verticalmente, como se as válvulas fossem laterais e o ponto de saída da transmissão final, é feita pelo lado direito da moto.
O número 111 do Thunder Stroke corresponde ao volume deslocado pelo motor, em polegadas cúbicas. Equivale a 1.811cm³ e na Chief® Classic produz 161,6 N.m. de torque a 3.000 rpm.
Este motor é arrefecido a ar e óleo, tem três comandos de válvulas: dois para escape e um para a admissão e o sistema de acionamento é feito por varetas. São duas válvulas por cilindro, alimentadas pelo sistema de injeção em “closed loop” (fluxo constante). Assim o motor pode ter sempre disponível a potência necessária para uma pilotagem segura e confortável, em diferentes estágios de aceleração. O sistema duplo de escapamento é cromado com interligação (cross-over), emanando um ronco grave e compassado.
A transmissão é composta por um câmbio de 6 marchas e embreagem de acionamento macio, permitindo trocas de marchas precisas e suaves. Para a transmissão final é usada uma correia dentada, que garante um funcionamento com baixíssimos níveis de ruído e praticamente nenhuma manutenção.
A maior percepção, ao se andar na moto é que o motor dá a sensação de que a potência está sempre disponível em qualquer faixa de giro. Isso, combinando com uma grande suavidade no funcionamento, desde a marcha lenta, com baixos níveis de vibração, até as rotações mais altas disponíveis.
Chassi – Como a Scout, a Indian Classic possui o chassi em alumínio forjado. A utilização desse material neste tipo de motocicleta não é usual, uma vez que normalmente este material é empregado em motos com caráter mais esportivo. O emprego do alumínio foi para se obter um nível de dirigibilidade e agilidade superior, com um baixo peso.
Este chassi tem rake de 29º e um trail de 155 mm – permite um ótimo desempenho em curvas e elevada estabilidade em retas, por causa da grande estabilidade oferecida pelo chassi de alumínio, bastante rígido. A Chief® Classic é vendida na configuração para uma pessoa, banco e pedaleiras para um eventual garupa são vendidos como acessórios.
Suspensão e Freios – Um garfo telescópico com tubos de 46mm fazem o controle da suspensão dianteira e na traseira, um único amortecedor da marca Fox Racing, com dupla mola provê um curso de 116mm na roda traseira. O sistema de suspensão é por balança de braços duplos em alumínio forjado. A regulagem é na pré-carga de mola e o curso é de 94mm.
Os freios constituem na dianteira por dois discos ventilados e flutuantes de 300mm e duas de pinças com dois pistões cada. Na traseira, há um disco simples ventilado e flutuante de 300mm e pinça de freio de duplo pistão. O controle é feito por um sistema ABS e os tubos flexíveis são reforçados com malha de aço, para maior controle e modulação.
As rodas são fabricadas em liga-leve. Na dianteira, a roda é de 16” por 3,5” de largura e o pneu é 130/90-16. Na traseira, as medidas são de 16” x 3,5” para a roda, e 180/65-16 para o pneu.
Conforto e acabamento – Esta é a motocicleta de entrada da linha Chief®. A Classic e o sistema de “cruise control” (piloto automático) que melhora o conforto na pilotagem quando se enfrenta grandes trechos com velocidade controlada.
Os cabos elétricos são invisíveis, pois passam pelo interior do guidão tornando o visual mais limpo. Em termos de instrumentação, a Classic vem equipada com um velocímetro analógico e mostrador multifunção com duplo indicador de quilometragem; conta giros digital; indicador de temperatura ambiente; indicador de combustível; indicador de consumo médio; voltímetro; indicador de marcha e relógio. Estas funções são acessadas por um botão nos controles do lado esquerdo do guidão, seu acesso é simples e não é necessário remover a mão do guidão para acioná-lo.
O painel fica sobre o tanque de combustível, com bom acabamento. A Chief Classic conta com o sistema “keyless” (sistema com sensor de presença) que permite dar a partida na motocicleta sem utilização de chave física.
Cores: Preto (Thunder Black) e Vermelho (Indian Motorcycle Red) Preço Sugerido: R$79.990,00
Indian Chief Vintage
Na Chief® Vintage, o tema é o conforto com a mesma tradição das motos Indian. A Chief® Vintage é uma motocicleta que conta com boa tecnologia eletrônica, o mesmo chassi em alumínio forjado da Classic, o câmbio de seis marchas, cruise control (piloto automático) e o corpulento motor Thunder Stroke® 111 de 1.811 cm³ que esbanja torque.
A Chief® Vintage é vistosa, uma “cruiser” que segue as características das motos americanas com o toque clássico das Indians dos anos 40.
Motor – A Chief® Vintage compartilha do mesmo motor da versão Classic, o 111 Thunder Stroke. Este propulsor foi o primeiro da nova geração a ser fabricado, mantendo porém, algumas características presentes nos antigo V Twin da marca batizado de Power Plus.
O motor Thunder Stroke 111 é eficiente e com uma combinação de acabamentos cromados, polidos e pintados tem uma aparência bonita.
Na prática, as características mais marcantes deste V Twin são a sensação de potência sempre disponível e a suavidade no funcionamento, passando níveis muito baixos de vibração para o chassi e piloto.
Chassi – A fábrica não poupou esforços para construir uma estrutura muito firme e leve, a Indian Chief® Vintage utiliza chassi feito em alumínio forjado com destaque da entrada de ar frontal para admissão ar – esse recurso na verdade é utilizado mais nas motos esportivas. Com esse chassi, o desempenho em curvas é bastante neutro e originalmente, os assentos são para duas pessoas, mas ainda falta um encosto para o garupa, para mais conforto.
Suspensão e Freios – A Indian Chief® Vintage tem garfo telescópico com tubos de 46mm. Contam com molas duplas e seu curso é de 116mm. Na traseira há uma balança de alumínio forjado com mono amortecedor da marca FOX Racing e regulagem na pré-carga da mola. O curso é de 94mm.
A Chief® Vintage é equipada com sistema de freio ABS e dois discos ventilados e flutuantes de 300mm mordidos por duas pinças com dois pistões cada. As linhas de óleo flexíveis são reforçadas com malha de aço (do tipo Aeroquip) e assim sua sensibilidade se mostra capaz de proporcionar boa modulação e força, sem exigir demais do piloto.
O freio traseiro tem um disco simples ventilado e flutuante de 300mm e a pinça tem duplo pistão.
As rodas são raiadas, de 16” x 3,5” e os pneus, são 130/90-16 na frente e 180/65-16 na traseira.
Conforto e acabamento – A Indian Chief® Vintage é uma motocicleta que remete aos anos 40 e 50 pelo seu visual e o contraste com os os assentos e alforjes em couro legítimo acentua essa característica clássica. Também, o para-brisa removível é de série e este modelo já vem equipado com acelerador eletrônico, tornando o controle de velocidade muito mais preciso e suave. Também trabalha integrado o sistema de cruise control (piloto automático) que ajuda na pilotagem quando há grandes distâncias com velocidade controlada.
Na Vintage, o guidão é limpo porque cabos elétricos passam pelo interior da peça. Em termos de instrumentação essa moto está equipada com um velocímetro analógico e mostrador multifunção com duplo indicador de quilometragem; conta giros digital; indicador de temperatura ambiente; indicador de consumo médio; voltímetro; indicador de marcha e relógio além o indicador de combustível analógico separado da unidade principal. Estas funções são alternadas através de um botão no punho esquerdo, tornando o seu acesso simples e sem a necessidade se remover a mão do guidão. Todos os mostradores do painel são instalados sobre o tanque de combustível.
A Chief® Vintage, assim como a Classic, já vem com o sistema keyless (sensor de presença) que permite dar a partida na motocicleta sem utilização de chave física.
Cores: Preto (Thunder Black) e Verde e Creme (Willow Green & Ivory Cream) Preço Sugerido: R$89.990,00
Concessionárias
A Indian Motorcycle inaugurou em 2015, concessionárias em quatro importantes capitais do país: São Paulo, SP, Rio de Janeiro, RJ, Florianópolis, SC e Belo Horizonte, MG. Essas lojas estão dentro do padrão mundial da Indian Motorcycle, e são exclusivas para comercialização de produtos e serviços da marca . As oficinas são autorizadas e com mão de obra treinada pela fábrica, loja de acessórios e vestuário, também estarão disponíveis itens masculinos e femininos como jaquetas, camisetas e luvas, além de bonés, canecas, chaveiros e outros itens colecionáveis, possibilitando que o cliente tenha uma experiência completa com a marca.
Outros modelos
Iniciada a comercialização em dezembro de 2015, as Indian Scout, Chief Classic e Chief Vintage estão disponíveis nas concessionárias nas importantes capitais: São Paulo, Rio, Florianópolis e Belo Horizonte. Outros modelos serão apresentados em futuro próximo