TIM cria grupo para estruturar publicidade pelo celular.
Enquanto a Claro anunciou nesta terça-feira que montou pacotes e credenciou agências para a venda de publicidade no celular, a TIM contratou uma consultoria no início deste ano e criou um grupo de trabalho para estudar o mercado.
Segundo Renato Ciuchini, diretor de planejamento estratégico e novos negócios da TIM, a venda de banners no portal da companhia pelo celular já acontece “desde 2006”, diante da procura dos próprios anunciantes.
Ele preferiu não revelar a receita gerada por esses anúncios, mas disse que “ela já começa a ter alguma representatividade” no total faturado.
Apesar de dizer que se trata de uma informação estratégica, ele reiterou, em entrevista à Reuters, que “não é algo irrisório”.
No que se refere a campanhas publicitárias pelo telefone móvel, no entanto, ele afirmou que a operadora ainda vê com certa preocupação. “Tenho muita preocupação de evitar que aconteça com esse mercado o que já aconteceu com o e-mail”.
A TIM já participou de algumas iniciativas em caráter experimental, como as campanhas do shampoo Seda Teens e do automóvel Fiat Punto– das quais participaram todas as operadoras de celular–, mas pretende estruturar melhor esse serviço com o grupo recém-criado.
Além de evitar incomodar o assinante com uma enxurrada de anúncios publicitários, a TIM também afirma que “nossa primeira preocupação é disciplinar esse mercado, processo que também envolve os anunciantes”, afirmou Ciuchini.