Torcedores comandam clube de futebol israelense via Internet
Um empresário israelense decidiu que chegou a hora de dar oportunidade aos torcedores para que eles provem que entendem mais de futebol do que os técnicos.
Moshue Hogeg ficou tão frustrado quando o atacante Lionel Messi foi deixado de fora da seleção argentina para um jogo com a Alemanha na Copa do Mundo do ano passado que ele resolveu comprar um clube no qual os torcedores podem decidir pela Internet quem vai jogar e em qual posição.
A empresa de Hogeg, a Web2Sport, e seu principal patrocinador, a companhia de jogos online Play65.com, pagaram 500.000 dólares pelos direitos do pequeno Hapoel Kiryat Shalom, da terceira divisão israelense.
Os torcedores podem usar o site oficial da equipe ( www.web2sport.com ), que está predominantemente em hebraico, para eleger o time titular e dar instruções ao treinador.
Os torcedores da Internet podem escalar os jogadores nas posições disponíveis em um diagrama no site. As informações são depois consolidadas, e os jogadores mais votados são escalados para o jogo seguinte.
Os jogos da divisão do Kiryat Shalim não são televisionados, então Hogeg contratou uma produtora de TV para permitir que os torcedores assistam aos jogos da equipe em tempo real.
O Kiryat Shalom tem cerca de 100 torcedores cadastrados. Mas antes da estréia na temporada, em 20 de outubro, cerca de 6.000 internautas tinham dado opiniões no site.
Hogeg disse que o site recebeu cerca de 10.000 visitas durante a partida de estréia, o que causou congestionamento. Para o próximo jogo, a rede será ampliada.
O time perdeu por 3 x 2 para o Maccabi Ironi Or Yehuda, na prorrogação.