Unindo através de Duas Rodas – Brasília (DF)
Brasília não era só Moto Capital. Havia uma cidade imensa a ser conhecida, nossa Capital. Tentei ao máximo dividir o tempo entre o evento e Mototurismo.
Brasília é Capital Federal do Brasil e a sede do Governo no Distrito Federal. Localizada na região Centro-Oeste do Brasil, no Planalto Central, com seu clima tropical seco, temperatura média de 20,6° C, é quarta cidade mais populosa do Brasil.
Desde a primeira constituição republicana, de 1891, havia um dispositivo que previa a mudança da Capital Federal do Rio de Janeiro para o interior do país, determinando como “pertencente à União, no Planalto Central da República, uma zona de 14 400 quilômetros quadrados, que será oportunamente demarcada, para nela estabelecer-se a futura Capital Federal”. Brasília foi fundada simbolicamente no dia 21 de abril de 1960 com o fechamento do Palácio do Catete, transformando-o em Museu da República. A transferência da infra estrutura governamental só na década de 1970, no governo militar.
O arquiteto Oscar Niemeyer projetou os principais prédios públicos da cidade, já o traçado das ruas de Brasília obedece ao plano piloto implantado pela empresa Novacap a partir de um projeto, em formato de avião, do arquiteto Lúcio Costa, escolhido através de um concurso público.
Brasília é classificada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Entre suas atracões mais visitadas estão as obras do arquiteto Oscar Niemeyer. Os principais monumentos da cidade encontram-se no Eixo Monumental: Memorial JK, Memorial dos Povos Indígenas, Complexo Poliesportivo Ayrton Senna: Ginásio de Esportes Nilson Nelson e Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha; Centro de Convenções Ulysses Guimarães (CCUG), Torre de TV, Teatro Nacional Cláudio Santoro, Complexo Cultural da República João Herculino: Biblioteca Nacional de Brasília Leonel de Moura Brizola (BNB) e Museu Nacional Honestino Guimarães; Catedral Metropolitana de Brasília Nossa Senhora Aparecida, Esplanada dos Ministérios, Palácio da Justiça, Palácio Itamaraty, Praça dos Três Poderes: Congresso Nacional, sede do Poder Legislativo brasileiro, Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo brasileiro,Supremo Tribunal Federal (STF), sede do Poder Judiciário brasileiro e Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves; além de outros. Entre outros monumentos estão o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República (no Setor Palácio Presidencial – SPP), o Catetinho (ao longo da EPIA Sul), o Santuário Dom Bosco (na Via W3 Sul), o Museu Vivo da Memória Candanga (na Candangolândia) e a Ponte Juscelino Kubitschek, mais conhecida como Ponte JK, premiada internacionalmente (no Lago Paranoá, entre o Setor de Clubes Esportivos Sul – SCES – , na Asa Sul, e o Setor de Habitações Individuais Sul – SHIS, no Lago Sul).(Fonte: Wikipédia)
Alem da arquitetura também existem outros locais para se visitar tais como, Lago Paranoá com seus restaurantes sofisticados e passeios de barco, Torre de TV de Brasília, Torre Digital, Autódromo Internacional Nelson Piquet, Pontão do Lago Azul, Parque da Cidade, dentre muitos outros.
Assim é Brasília, surpreendente, moderna, sofisticada e organizada. Pena nossos políticos não serem assim!
Tentei conhecer Brasília ao máximo, mas não consegui. Então vai ficar para o XII Brasília Moto Capital em 2015. Confira as fotos.
Parceiros União Motorcycle: