Com um cenário favorável, o que inclui o trânsito urbano a cada dia mais caótico e a aceitação deles como veículos ágeis e seguros, o mercado brasileiro de scooters está em uma fase ligeiramente ascendente. Basta lembrar que, recentemente, mostramos aqui mesmo novidades como os lançamentos dos modelos Yamaha N-Max, Honda SH 300i, Honda PCX e Dafra Fiddle III.
Agora, quem chega para aquecer ainda mais a briga pela numerosa fatia do mercado que passa a se encantar com os convenientes scooters são as tradicionais marcas Vespa e Piaggio, que volta ao mercado brasileiro pelas mão do Grupo Piaggio. A operação começa a ser estruturada já no segundo semestre deste ano por meio da Asset Beclley Investments Management, representante oficial da Piaggio no Brasil.
Segundo as informações divulgadas recentemente pela própria Asset, o objetivo do grupo italiano é estabelecer uma relação de longo prazo com o nosso País, o que significa, dentre outras coisas, a construção de um parque industrial capaz de abastecer todo o mercado local e também Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Desta forma, as motocicletas Vespa e Piaggio serão importadas apenas em uma fase inicial.
Boa maré
De acordo com as informações oficiais, a empresa quer aproveitar o bom momento que o segmento de motos urbanas vive no mundo, e sobretudo no Brasil, para fazer a expansão de suas marcas. Em 2009, o segmento de scooters e motonetas no Brasil ocupava 18% do total de motocicletas, número que saltou para 30% em 2015, com mais de 300 mil unidades vendidas, representando aumento superior a 60%. A empresa espera repetir na América Latina os bons resultados que possui no mundo.
Em 2015, as vendas líquidas do Grupo totalizaram 1,295 bilhão de euros (algo em torno de R$ 4,79 bilhões), crescimento de 6,8% em comparação ao ano anterior. Diante disto, detém a liderança no mercado europeu de duas rodas, com grau de participação de 15,2% de todo o segmento e de 24,1% do setor de scooters. Mantém, ainda, o primeiro lugar do mercado de scooters dos Estados Unidos, onde possui mais de 20% de participação.
Empresários otimistas
A operação será liderada por profissionais com experiência no mercado automotivo de quatro e duas rodas. O presidente será Longino Morawski, executivo que liderou a reestruturação da Harley-Davidson do Brasil, entre 2010 e 2015. “Estamos trazendo ao Brasil o Grupo Piaggio, líder de mercado e precursor do segmento mundial de scooters, inaugurado com a Vespa em 1946, na Itália. É uma das únicas montadoras de moto internacionalmente relevante que ainda não estava presente no País e buscamos trazer para o mercado brasileiro a sofisticação e a modernidade dos nossos scooters, sem perdeu a tradição que representamos”, destacou Santo Magliacane, sócio do empreendimento.
Vespa e Piaggio no Motonline
No ar desde 1999 – período “jurássico” da informação pela internet no País, o Motonline, maior portal de motociclismo do Brasil, destacou por diversas vezes acontecimentos, lançamentos e relatos de amor envolvendo as marcas Vespa, Piaggio e seus admiradores. Hoje noticiamos a vindo para o Brasil oficialmente, mas em 2012 noticiamos que o Grupo Piaggio abriria um centro de design nos Estados Unidos. Antes disso, lá em 2006, destacamos quando a Vespa bateu seu recorde de produção ao vender 100 mil unidades. A motocicleta com a “etiqueta especial” foi uma GTS 250. Ainda sobre novidades no mercado, abordamos, em setembro de 2009, a volta da Vespa, quando a marca italianalançava a Vespa Primavera no Salão de Milão.
Você se lembra da Piaggio Mp3? Sim, aquela inovadora moto com três rodas. Apresentamos sua versão híbrida, em 2008, e também noticiamos quando uma dupla de pilotos desafiaria o scooter nas pistas, antes de seu lançamento comercial, em 2005. Outro grande lançamento da marca, mas desta vez com duas rodas, ocorreu em 2010, quando foi lançada a Piaggio X10, esbanjando luxo e conforto. Adivinha se a gente não noticiou esta também. Outro clássico da marca é o Piaggio Ape, que completou 60 anos em 2009 e também foi notícia no Motonline. Para ajudar sua memória, o modelo é uma espécie de híbrido entre scooter e veículo de transporte, muito comum em países como a Índia. Além disso, noticiamos aqui, por diversas vezes, eventos e encontros organizados por todo o Brasil, reunindo amantes das marcas italianas. Foi o caso, por exemplo, do Vespa e Paggio Day, ocorrido lá em 2008 na cidade de Paranapicaba (SP).
Saiba mais sobre as empresas
Fundado em 1884 por Rinaldo Piaggio, o Grupo Piaggio é o maior fabricante europeu de veículos motorizados de duas rodas e um dos líderes globais do setor. Sua sede fica em Pontedera, na Itália. Presente em mais de 65 mercados, possui sete plantas de produção distribuídas pela Europa e Ásia, contando com sete mil colaboradores em todo o mundo.
Já a Asset Beclley Investments Management atua nas principais praças brasileiras e possui experiência em trazer empresas internacionais para o mercado nacional. A companhia brasileira é sediada em São Paulo (SP)e se destaca por identificar oportunidades e posicionar empresas para crescimento em longo prazo. Seu objetivo é fomentar a atividade empresarial por meio de investimentos em organizações com grande capacidade de crescimento.