Você sabe quanto os internautas gastam na web? Pesquisa do IBOPE diz.
Conforme resultados do TG.net, realizado pelo Ibope Mídia, as classes A e B detem o maior número de consumidores de produtos da internet. Eles possuem grau mais alto de escolaridade, compram geralmente produtos pessoais e gastam em média 118 reais nas lojas virtuais todos os meses.
Deste modo, segundo as pesquisas, 61% dos consumidores virtuais estão inseridos nas classes A e B, 35% na classe C e 4% representam as classes D e E.
Dentre os principais objetivos dos consumidores que adquirem produtos nas lojas online, aproximadamente 80% dos internautas afirmam que usam a internet para comparar preços, 25% procuram um novo carro e 18% fazem compras de cunho pessoal. Dos pesquisados, 66% realizaram de uma a cinco compras nos últimos 6 meses, e destes, 30% gastou ao menos 224 reais.
A liderança nas vendas online continua a mesma, os livros. Em segundo lugar são telefones e acessórios para o mesmo, em terceiro, eletrodomésticos, seguido de produtos de tecnologia pessoal.
Dentre os pesquisados, nos próximos seis meses, 25% deles dizem que pretendem comprar câmera digital, 17% telefone celular 3G, 17% telefone com câmera e 15% um iPhone.
Os consumidores das lojas online possuem idade média de 33 anos. Porém, a maior parte dos consumidores, com 48%, estão na faixa de 25 a 44 anos de idade, 17% possuem entre 20 e 24 anos de idade e 15% estão na faixa de 15 a 19 anos. 13% representa o número de consumidores online entre 45 e 54 anos. O número com menos consumidores está concentrado na faixa dos 55 a 64 anos, com apenas 6%.