Yamaha NMax 160 – O SCOOTER que não tem medo de concorrência

Yamaha NMax 160 – O SCOOTER que não tem medo de concorrência

img95035-1458568126-v580x435Testamos a HONDA PCX – vide matéria HONDA PCX – PRIMEIRAS IMPRESSÕES  e HONDA PCX 2016,  mas a Yamaha não veio para brincar. Há uns dois anos que a japonesa resolveu incomodar a Honda lançando modelos que tem feito a cabeça dos motociclistas. Os scooters são uma tendência irreversível que vão conquistar as pessoas nos circuitos urbanos das grandes cidades. Possui quase as mesmas características da PCX com exceção de vir com ABS de série e o sistema VVA que regula o desempenho da moto em altas rotação, a partir da abertura das válvulas, permitindo, segundo a fabricante uma maior economia e um melhor desempenho. Ainda pró-Honda o CBS – freio combinado.

img95027-1458567744-v580x435O novo scooter da Yamaha conta com o recém-lançado motor monocilíndrico de 160cc, com quatro válvulas e arrefecimento líquido, que segundo a marca oferece a maior potência da categoria, 15,1cv a 8.000 rpm, e torque máximo de 1,47 kgf a 6.000 rpm, que foi desenvolvido com o objetivo de criar uma nova geração de motores compactos com eficiência e economia de combustível.

Este novo motor atende todos os parâmetros brasileiros atuais de emissão de poluentes. De acordo com a Yamaha, os engenheiros se concentraram em reduzir as perdas de potência com a aplicação de tecnologias avançadas, como a melhoria da eficiência na queima da mistura Ar/Combustível e arrefecimento do motor. O sistema de arrefecimento é compacto, com o radiador posicionado na lateral direita do propulsor. A solução foi pensada para se obter um melhor controle da temperatura da câmara de combustão (temperatura média de 800°) e assim tornar mais eficiente a queima da mistura ar/combustível melhorando o torque e a potência do motor.

img95023-1458567608-v580x435Um dos destaques do motor da NMAX é a posição do injetor de combustível, próximo da válvula de admissão. Esta proximidade, reduz a carbonização e melhora a homogeneização da mistura ar/ combustível. Pela primeira vez no mundo, um scooter traz o sistema VVA (Variable Valve Actuation), Sistema de controle de abertura variável de válvulas – Performance com economia contínua de combustível.

Uma característica importante e significativa sobre a NMAX é que é o primeiro scooter de seu segmento com sistema de freio antitravamento (ABS) de série. Os discos de freio dianteiro e traseiro são de 230 milímetros, o que proporciona desempenho forte e progressivo de frenagem.

O scooter Yamaha NMAX será produzido em três versões de cores: Titanium Grey (Cinza Fosca); Power Red (Vermelho Metálico) e R-White (Branco Metálico) e estará disponível nos Concessionários Yamaha a partir da primeira quinzena de MAIO/2016. O preço sugerido é de R$ 11.390,00 + frete.

VIDE A FICHA TÉCNICA ABAIXO

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Luis Sucupira

Editor-Chefe do Portal Você e Sua Moto é Jornalista, escritor, (Casa Amarela – UFC) diretor e roteirista de cinema, tv e vídeo. Colunista de sites Motonline, Motonauta, revista Motoboy Magazine, Pro-Moto.Autor do livro GUIA DO MOTOCICLISTA PRINCIPIANTE (Ed. NovaTerra - RJ - 2014). Organizador e idealizador dos eventos Iguatu Moto Week, Ubajara Indoor, Eusébio Moto Fest. Um apaixonado por motos, história! Motociclista há 36 anos.

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