RAZORFISH e TERRA traçam perfil da nova classe média digital na América Latina
Diretores de Marketing com aspirações globais devem compreender que existe no mercado uma nova e próspera Classe Média Digital, cada vez mais poderosa na América Latina e em outros mercados econômicos, segundo a nova pesquisa “The Stampede – Conheça a nova Classe Média Digital” realizada pela maior agência de marketing digital e de tecnologia do mundo, a Razorfish, e pela maior empresa de mídia online da América Latina, o Terra.
“The Stampede” é o primeiro estudo do gênero sobre os consumidores da chamada Classe C, um bloco importante econômico que é mal aproveitado pelo marketing das empresas, principalmente diante do crescimento das economias latino-americanas como a do Brasil, um mercado em forte expansão e com espaço para atender empresas dos mais diversos segmentos, da Caterpillar à Louis Vuitton.
A Classe C, que foi renomeada a partir do estudo como “New Digital Middle Class”, quebra muitos paradigmas desse grupo. Por exemplo, ao contrário da crença popular, a televisão não é o cerne do meio digital do novo estilo de vida da Classe C, e as mulheres ocupam hoje o posto de chefes das contas domésticas e são responsáveis pelas tomadas de decisão da casa.
O estudo é especialmente importante porque o mercado de negócios na América Latina está crescendo rapidamente, enquanto outros países ainda estão se recuperando da recessão econômica. Por exemplo, segundo dados do Citigroup relativos às operações do seu cartão de crédito em julho de 2010, os consumidores na América Latina aumentaram seus gastos em 15% no segundo trimestre deste ano, enquanto nos EUA os gastos dos consumidores caíram 7% no mesmo período.
“Muitos clientes da Razorfish estão explorando a possibilidade de expansão na América Latina, um dos mercados que mais crescem no mundo”, afirma Joe Crump, VP sênior de estratégia e planejamento da agência. “A Nova Classe Média digital é um grande grupo de consumidores inexplorado na região, e a compreensão sobre seus hábitos de consumo e expectativas é crucial para que as empresas estabeleçam um contato certeiro e eficaz com eles, através de produtos, serviços, mensagens e experiências.”
“O estudo corrobora o que vivenciamos na prática e que extrapola rótulos ou categorias. Foi o que aconteceu na Copa e é o que vem acontecendo nas Eleições, por exemplo. Seja pela informação, seja por entretenimento, a internet já é hoje o meio mais democrático para todas as classes sociais. E com menores custos e sem a limitação da grade da mídia tradicional, a Classe C encontra na internet opções que contemplam todos as suas necessidades e gostos”, comenta Paulo Castro, diretor geral do Terra Brasil. A Razorfish e o Terra estudaram o comportamento da Nova Classe Média Digital na Argentina, Brasil e México. Esse segmento da população é o que cresce mais rapidamente nesses três países, representando 53% da população no Brasil; 62%, no México e 60%, na Argentina.
Essas famílias têm uma renda de 3 a 10 salários mínimos, representam bilhões de dólares na renda familiar e são a maior força econômica dessas regiões. O estudo revela duas conclusões-chave sobre a Nova Classe Média Digital que irão ajudar as empresas a construir relações bem-sucedidas com esse grupo e entregar produtos e serviços que terão ressonância junto a eles:
• O digital desempenha um papel central na vida da Nova Classe Média Digital. Essa classe está usando as tecnologias digitais e móveis para fazer mais do que socializar e comunicar – a maioria utiliza o digital para ter acesso às oportunidades educacionais e empresariais. Como resultado, o digital tem papel de destaque na vida dessas famílias. Em 2010, 9 em cada 10 computadores vendidos no Brasil foram adquiridos pela Classe C;
• As mulheres da nova classe média digital detêm influência crucial sobre as decisões de compra e financeiras do agregado familiar. Além disso, elas são mais propensas a iniciar seu próprio negócio do que os homens – no Brasil 30% delas são chefes de família. O público feminino também desempenha um papel fundamental no e-commerce e influencia cada vez as decisões de compra.
A pesquisa apresenta um retrato inédito qualitativo e quantitativo da Nova Classe Média Digital na Argentina, Brasil e México. Os pesquisadores estudaram os hábitos, os gastos, comportamentos e cultura dessa classe, entrevistando não só indivíduos, mas também observando-os em seus empregos, casas e escolas. Os resultados completos do estudo podem ser acessados em http://www.slideshare.net/klamkin/stampede-5534298.
Sobre a Razorfish
A Razorfish cria experiências que constroem os negócios. Como uma das maiores empresas de marketing interativo e de tecnologia do mundo, a Razorfish ajuda seus clientes a construírem melhores marcas, entregando resultados de negócios por meio das experiências dos clientes. A Razorfish combina o melhor da consultoria com as capacidades líderes da indústria de marketing e serviços, para apoiar as necessidades de negócios dos clientes – tais como lançamento de novos produtos, reposicionamento de marcas e participação em mídias digitais.
Com um compromisso demonstrado com a inovação, a Razorfish continua a cultivar a sua especialização em Marketing de Influência Social, novas mídias, design criativo e analítico, tecnologia e experiência do usuário. A Razorfish tem escritórios nos Estados Unidos, Austrália, China, França, Alemanha, Japão, Espanha e Reino Unido. Entre seus clientes estão Carnival Cruise Lines, MillerCoors, Levi Strauss & Co., McDonald’s e Starwood Hotels. Com as agências irmãs Starcom MediaVest, ZenithOptimedia, Denuo e Digitas, a Razorfish é parte do Grupo VivaKi da Publicis (Euronext Paris: FR0000130577), um centro de recursos e conhecimento digital global. Para mais informações, visite www.razorfish.com. Siga a Razorfish no Twitter em @razorfish e @razorfishbrasil.
Sobre o Terra
Criado há 11 anos, o Terra é a maior empresa de mídia online da América Latina. Presentes em 17 países latino-americanos e nos Estados Unidos, os portais do Terra são visitados mensalmente por mais de 70 milhões de pessoas, conforme dados comScore. O Terra apresenta casos de sucesso mundial como o canal de música Sonora – um dos maiores em assinaturas no mundo – e o TerraTV – igualmente entre os maiores do mundo em vídeos profissionais, que oferece filmes e séries Grey’s Anatomy, 24 Horas , Prision Break e Glee.
Baseado no tripé Informação, Entreetenimento e Esportes, o Terra é reconhecido pela excelência em conteúdo e serviços on-line. Com escritórios na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Estados Unidos , o Terra Networks tem sua sede em São Paulo, e faz parte do Grupo Telefônica.