Home / Motociclismo / Anunciante terá de consultar internauta para coletar dados

Anunciante terá de consultar internauta para coletar dados

As próximas edições do Safari, navegador da Apple, terão um recurso para permitir que os internautas se escondam dos anunciantes. Trata-se do “Do Not Track”, que vai impedir as empresas de rastrearem os usuários a fim de exibir publicidade direcionada. As informações são do IDGNow!.

O recurso já está disponível nas versões para teste do Mac OS X Lion, cuja previsão de lançamento é o segundo semestre deste ano. Mas ainda não há informações sobre quando o “não me siga” será posto em funcionamento pra valer.

Os concorrentes Firefox 4, da Mozilla, e Internet Explorer 9, da Microsoft, já contam com o “Do Not Track” e o “Tracking Protection”, respectivamente.

A discussão sobre a privacidade dos navegadores foi levantada graças à uma série de reportagens do Wall Street Journal que mostrava como os anunciantes coletavam dados dos internautas sem que haja autorização.

A pressão fez com que dois senadores norte-americanos, John Derry e John McCain, investissem em um projeto para tentar obrigar as empresas a consultar o usuário antes de iniciar o rastreamento.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *