Expedição Fim do Mundo – Quinto Dia – Puerto Madryn sob às bênçãos de ‘Gauchito Gil’
Rio Colorado – Puerto Madryn. 499 km
Saímos cedo de Rio Colorado e pegamos a Ruta 251, uma grande reta, que parece não ter fim, até a cidade de Santo Antônio Oeste onde reencontramos a Ruta 3 que nos levará a Puerto Madryn.
Hoje enfrentamos um forte vento lateral, que nos obrigou a viajar com a moto inclinada para o lado contrário que vinha de proa e fez a moto consumir bastante combustível com a média caindo para cerca de 13 km/l quando o normal seria 17 km/l. Esse vento é tão forte que cheguei a fazer uma curva para a direita com a moto inclinada para a esquerda!
Ao longo da estrada encontramos muitas oferendas ao ‘Gauchito Gil’, um santo(sic) muito adorado pelos argentinos. O tempo comeca a esfriar, hoje ficou entre 18-25 graus, uma beleza para andar de moto! Puerto Madryn nos surpreendeu. É bonita, limpa, organizada, parece uma cidade americana. Tem uma bela beira-mar.
‘Gauchito Gil’ – Um Santo Guerreiro
Desde que saímos de Buenos Aires observei umas casinhas de madeira e pequenas bandeiras vermelhas em vários pontos da estrada, até encontrarmos um local onde essas casas e bandeira eram muitas, inclusive com grandes imagens.
Trata-se de uma crença popular sobre um gaúcho que roubava dos ricos para dar aos pobres e que foi morto por não ter aceitado servir ao exército em uma batalha na Argentina e passou a fazer milagres. As bandeiras vermelhas representam a cor do ponche que ele usava. Seu nome El Gauchito Gil.
Chegamos a Puerto Madryn e a cidade é bem linda, à beira mar, com muitos jovens fazendo cooper, pedalando e passeando com seus cachorros. Muitos quiosques de aula de mergulho e aluguel de caiaques e bicicletas. Amanhã vamos para uma cidade próxima, onde estão os pinguins, lobos e leões marinhos! Só pegaremos estrada na sexta-feira. Esse foi nosso dia!