Samsung fabricará notes e nets no Brasil
A Samsung oficializou nesta quarta-feira, 04/11, num evento na capital paulista, a sua entrada no mercado de PCs no Brasil. O projeto, contou Ronaldo Miranda, estava previsto para ser lançado em outubro do ano passado, mas em função da crise mundial, foi retardado. “Como as vendas voltaram aos patamares normais e há um grande mercado para crescer em PCs no Brasil decidimos brigar pelo mercado de notebooks e netbooks” , destacou Ronaldo Miranda. A Samsung não terá desktop. “Acreditamos no mercado de mobilidade e já em 2010, os notebooks e netbooks vão superar os desktops no Brasil” , completou Miranda.
Até março (quando a fábrica de Campinas ficará pronta para a produção de grandes volumes) os cinco modelos que a Samsung trouxe para marcar a sua entrada no segmento de PCs – dois netbooks e três notebooks – serão 100% importados. O primeiro lote chega na semana que vem. O segundo e o terceiro lote estão programados para dezembro e fevereiro. Dados da Samsung revelam que em 2010, os notebooks (netbooks incluídos) representarão 6,3 milhões de unidades de PCs vendidas no país, contra 6,2 milhões de desktops, já que há uma previsão das consultorias – IT Data, IDC e Eletros – que, no ano que vem, o Brasil venderá cerca de 12,5 milhões de PCs, alcançando no final do ano, a marca de terceiro mercado mundial de PCs, superando o Japão e ficando atrás apenas da China e dos EUA.
O ano de 2009, no entanto, terá uma queda em torno de 6% na venda de PCs. Tanto que a divisão de hardware que, em 2008, movimentou US$ 16 bilhões, este ano, deverá ficar perto de US$ 13 bilhões. Mas há uma curva de crescimento para os anos de 2010, 2011, 2012 e 2013, quando o setor – PCs, monitores, impressoras e outros – deverá chegar a US$ 21 bilhões.