A Honda CG 125 foi uma das motocicletas mais icônicas e duradouras produzidas pela Honda

A Honda CG 125 foi uma das motocicletas mais icônicas e duradouras produzidas pela Honda

A Honda CG 125 foi uma das motocicletas mais icônicas e duradouras produzidas pela Honda, mantendo uma presença significativa em muitos mercados ao redor do mundo desde seu lançamento inicial em 1976 até que sua produção foi eventualmente descontinuada, sendo substituída por modelos mais modernos como a CG 160. A CG 125 ganhou fama pela sua confiabilidade, economia de combustível, baixo custo de manutenção e simplicidade mecânica, tornando-a uma escolha popular para uma ampla gama de usuários, desde novatos até veteranos do motociclismo.

Design e Conforto

Com um design clássico e funcional, a CG 125 focou na praticidade e na eficiência. Seu chassi robusto e sua postura de pilotagem ergonômica ofereceram conforto para o uso diário e para viagens mais longas dentro do contexto urbano e rural. O assento era projetado para acomodar confortavelmente tanto o piloto quanto o passageiro, e a moto geralmente vinha com um bagageiro traseiro integrado, reforçando seu apelo prático.

Motorização e Desempenho

O coração da CG 125 era um motor monocilíndrico de 4 tempos, refrigerado a ar, simples e robusto. Embora as especificações pudessem variar ligeiramente ao longo dos anos e em diferentes mercados, o motor tipicamente oferecia:

  • Cilindrada: 124 cc
  • Potência Máxima: Cerca de 11 cv a 8500 rpm
  • Torque Máximo: Aproximadamente 1,0 kgf.m a 7000 rpm
  • Sistema de Alimentação: Carburador
  • Sistema de Ignição: CDI (Ignição por Descarga Capacitiva) em versões mais novas
  • Sistema de Partida: Pedal em modelos mais antigos, com opção de partida elétrica em modelos mais recentes

Transmissão

A CG 125 era equipada com uma transmissão manual de 5 velocidades, que oferecia uma experiência de pilotagem suave e eficiente, ideal para o tráfego urbano e viagens curtas.

Suspensão e Freios

  • Suspensão Dianteira: Garfo telescópico com amortecimento hidráulico, oferecendo um bom nível de conforto e controle.
  • Suspensão Traseira: Sistema de amortecimento com braço oscilante e molas ajustáveis, permitindo uma certa customização conforme o peso da carga ou do passageiro.
  • Freios: Tambor nas duas rodas em muitos modelos, com alguns modelos mais recentes apresentando freio a disco dianteiro, melhorando significativamente a capacidade de frenagem.

Dimensões e Peso

  • Comprimento: Variável por modelo e ano
  • Altura do Assento: Acessível e confortável para uma ampla gama de tamanhos de pilotos
  • Peso: Leve, facilitando a manobrabilidade e o controle

Ficha Técnica

Cilindrada: 124,00
Tipo de Motor: 4 tempos
Arrefecimento: Ar
Combustível: Gasolina
Potência Máxima: 11.00 a 8500 rpm
Torque Máximo: 1.00 a 5000 rpm
Transmissão: 5 marchas
Injeção: Eletrônica
Suspensão dianteira: Convencional
Partida: Mecânica
Ajuste da suspensão dianteira: Sem ajuste
Chassi: Aço
Suspensão traseira: Bi-shock
Peso (seco): 107,00kg
Peso em movimento: 0,00kg (MVOM)
Comprimento: 1980
Largura: 737mm
Altura: 1070mm
Altura do Banco: 782mm
Distância entre Eixos: 1308
Pneu Dianteiro: 80/100 – 18M/C 47P
Pneu Traseiro: 90/90 – 18M/C REINF 57P
Capacidade do tanque: 14,6 litros
Ajuste da suspensão traseira: Sem ajuste

Outras Características

  • Painel de Instrumentos: Simples, com velocímetro, indicador de combustível e luzes indicadoras básicas.
  • Iluminação: Farol simples e funcional, com luz traseira e indicadores de direção.

A Honda CG 125 consolidou seu lugar na história do motociclismo como uma moto extremamente confiável e fácil de manter, ideal para iniciantes e para aqueles que procuravam uma solução de transporte econômica e eficaz. Mesmo após sua produção ter sido descontinuada, a CG 125 continua sendo uma presença comum em muitas estradas ao redor do mundo, testemunho de sua durabilidade e popularidade duradouras.

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Redação Geral

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