Adolescentes abandonam os blogs. Preguiça, ambição e audiência são os principais motivos.
A popularização de serviços como Twitter, YouTube, Tumblr etc. fizeram com que um velho conhecido da internet fosse deixado para trás: o blog. Pesquisa realizada pela Pew Research Center e repercutida pela Folha de S.Paulo mostra que os mais jovens, principalmente, deixaram de dar atenção à ferramenta.
Segundo o levantamento, caiu pela metade (de 28% para 14%) a quantidade de adolescentes (entre 12 e 17 anos) norte-americanos que dispensa algum tempo com a manutenção de um blog. A queda também é verificada ente os mais velhos (18 a 33 anos), mas não tão acentuada: entre 2008 e 2010, cerca de 2% deles pararam de blogar. Enquanto isso, as redes sociais viram sua quantidade de usuários dar um salto no período, indo de 67% para 83%.
A mesma coisa acontece com os adolescentes, que estão em peso nos sites como Facebook e Twitter (73%). Esse é um dos motivos para o abandono dos blogs, de acordo com Jon Sobel, coeditor executivo da rede de blogs Blogcritics. Na verdade, Sobel considera ferramentas como Twitter, por exemplo, uma modernização dos blogs, já que também permitem a divulgação de ideias, só que de maneira mais dinâmica e, melhor, com audiência garantida.
A falta de pessoas para acompanhar aquilo que os blogueiros fazem, segundo Sobel, é um dos principais fatores que os afastam da ferramenta. Ele diz que as pessoas são preguiçosas e ambiciosas demais, então quando percebem a baixa – ou nenhuma – audiência, largam os blogs.