Audiência de anúncios do Google cresce
O Google demonstrou forte crescimento em sua capacidade de converter buscas na Web em visitas a anúncios, de acordo com um relatório setorial acompanhado com grande atenção e citado por analistas na quinta-feira, o que resultou em alta de 2,5 por cento nas ações da empresa.
O relatório mensal da comScore, que acompanha os “cliques pagos”, mostrou crescimento em 19,6 por cento para o Google no mercado dos Estados Unidos em abril, ante o período um ano atrás, depois de crescimento de 2,7 por cento em março e 3,1 por cento em fevereiro, de acordo com analistas.
Douglas Anmuth, analista do Lehman Brothers, disse que o crescimento sugere uma reversão de tendências indicadas para o Google no primeiro trimestre do ano, e pode resultar em alta das ações, dada a esperança de que o líder das buscas na Web tenha voltado a acelerar seu crescimento no mercado norte-americano.
“Estamos cautelosos quanto a atribuir importância exagerada aos dados, já que estes acompanham apenas os cliques pagos do mercado interno e excluem a rede completa do Google e os cliques pagos internacionais”, escreveu Anmuth em nota a clientes.
Youssef Squali, analista da Jefferies & Co., disse que o Google poderia exceder suas expectativas de receita para o segundo trimestre, caso o crescimento mantivesse a atual trajetória.
Ele apontou para o fato de que a queda de 4,4 por cento nos cliques pagos do Yahoo e de nove por cento nos cliques pagos da Microsoft reforçaria os argumentos em favor de uma fusão entre as duas empresas ou, no caso do Yahoo, confirmaria a tendência de formar parceria com o Google no setor de buscas, algo que está em discussão há algumas semanas.
A Microsoft retirou sua oferta de 47,5 bilhões de dólares pelo Yahoo no começo do mês devido a um desacordo sobre preço. O presidente-executivo do Yahoo, Jerry Yang, declarou na quarta-feira que as duas empresas continuavam a discutir uma potencial parceria ou alternativas a uma fusão.
A comScore não divulga publicamente os relatórios sobre cliques pagos que envia a clientes.
As ações do Google subiram em 15 dólares, para 583 dólares, enquanto as do Yahoo caíam em 11 centavos de dólar, para 27,06 dólares, e as da Microsoft subiam em 32 centavos de dólar, para 28,50 dólares.