Comercio Eletrônico movimenta US$193 bi em 2008
Pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que US$ 193 bi foi o valor que o Brasil movimentou com o comércio eletrônico em 2008. A 11ª edição da pesquisa de Comércio Eletrônico no Mercado Brasileiro, divulgada pela FGV, nesta terça-feira (26) apontou um crescimento de 13% em relação ao registrado em 2007.
As transações de comércio eletrônico entre empresas, o chamado “business to business” (B2B), representa 53,8% do segmento no mercado, um aumento de 3% comparado ao mesmo período de 2007. As vendas físicas, pela primeira vez, perderam em números e movimentações financeiras para web. O B2B movimentou, somente entre as empresas, US$ 140 bilhões do total.
As transações entre empresas e consumidores, “business to consumers” (B2C), totalizaram US$ 53 bilhões, o que responde a 25,12%, apresentando alta de 31%. Os números apresentam uma melhoria significativa na adesão dos consumidores e empresas ao comércio eletrônico no Brasil, que vem apresentando uma crescente em relação a 2007.
A pesquisa, realizada com 434 empresas nacionais e multinacionais, destaca que os cinco principais itens citados pelas empresas para se ter sucesso no e-commerce são, pela ordem, o bom relacionamento com o cliente, privacidade e segurança, adesão do cliente à plataforma de e-commerce, alinhamento estratégico e adequação organizacional e tecnológica.