[Computex 2009] O Pico Projetor.
Por B. Piropo
Taipei / Taiwan – Um dos ganhadores do prêmio ‘Design & Innovation’ da Computex 2009 foi o Pocket Cinema V10 Plus da AIPTEC. Um exemplo particularmente bem concebido de um novo tipo de dispositivo que recebeu o nome de ‘Pico Projetor’.
Aqui está ele no estande da AIPTEC. Repare no tamanho, que justifica o nome (lembre que ‘pico’ é um prefixo que denota uma subunidade mil vezes menor que ‘nano’).
Trata-se de um projetor tipo data show, porém de dimensões minúsculas. O modelo da foto recebe um sinal de TV, seja RGB, seja S-Vídeo, e o projeta em uma tela ou parede. Pode ser usado individualmente, como na primeira foto, ou acoplado a um pequeno amplificador de som com altofalantes, como abaixo.
Há modelos, tanto da AIPTEC como de outros fabricantes, concebidos para serem usados especificamente como data show, ou seja, que recebem o sinal diretamente do computador através de uma porta USB.
A foto acima mostra um destes produtos, também fabricado pela AIPTEC, em pleno funcionamento. Repare que uma das conexões está ligada diretamente a uma das portas USB do notebook.
Já esta foto mostra um modelo de outro fabricante em funcionamento, enquanto a seguinte exibe um conjunto de diferentes modelos em exposição. Para avaliar o tamanho, repare nas chaves que aparecem no canto inferior direito da foto.
Como se pode ver, todos eles cabem no bolso, com folga. Agora, para fazer uma apresentação para uma audiência acomodada em uma sala não muito grande (a resolução e o foco perdem bastante quando as dimensões da imagem projetada crescem demasiadamente, o que depende da distância entre o projetor e a tela ou parede), basta um pequeno netbook e um picoprojetor.
Facilitou um bocado a vida dos bons vendedores…
NOTA: O material postado acima é de autoria do Mestre Piropo que está cobrindo a COMPUTEX com exclusividade para o FÓRUM PCs.
WM