Após 42 anos de conquistas a lendária Harley-Davidson XR 750 será substituida. O novo modelo apresentado na última quinta-feira (26) pela montadora americana é a XG 750R, uma Flat-Track que utiliza o mesmo motor V2 das Street 750 com refrigeração líquida e melhorias para aumento de potência, mantendo as dimensões reduzidas do sistema de propulsão. Esse modelo é comum em competições nos Estados Unidos, realizadas em circuitos ovais, normalmente em piso de terra batida.
Trata-se de uma moto compacta com distância entre eixos de 1.397 mm e divisão precisa de peso entre a frente e a traseira, acondicionados em um chassi de berço de tubos de aço, mantendo o modelo tradicional apenas melhorado, que já provou ser de extrema eficiência, mesmo tendo sido projetado há 42 anos. A suspensão é Showa, composta por braço oscilante duplo sustentado por um único amortecedor.
A principal evolução do novo modelo foi a instalação de uma injeção eletrônica especialmente trabalhada para as pistas, com grande capacidade de ingestão de ar nas câmaras de combustão, assistidos por um acelerador de corpo duplo que torna mais fácil controlar a aceleração em altas rotações, fazendo com que o bólido entregue até 110 hp e torque de 6,01 kgfm a 10.000 rpm.
Há muito que a Harley-Davidson vinha sendo cobrada por pilotos e equipes norte-americanos para o desenvolvimento desse novo modelo, mas só agora em 2016, após anos de desenvolvimento e testes o modelo ficou pronto e fará sua estréia no AMA Pro Flat Track, em Illinois (EUA).
A XG 750R ainda não está à venda. A moto a ser utilizado no AMA será de fábrica, no que será uma espécie de teste final do produto em situações reais de corrida, onde a exigência dos motores e componentes da moto serão levados ao extremo.