Honda XRE 300 Rally
Com natural vocação off road, a trail Honda XRE 300 Rally é uma moto perfeita para a cidade. Muito pelo conjunto de suspensões projetado para enfrentar percursos fora de estrada menos agressivos o que, por si só, já é uma grande vantagem nas vias esburacadas dos ambientes urbanos. É, também, um modelo com ciclística ágil e posição ereta confortável de pilotagem com braços relaxados em um guidão largo e baixo.MotoMovimento avaliou a versão 2016 em pouco mais de 400 quilômetros de ruas e estradas asfaltadas e de terra. O modelo avaliado, com C-ABS de fábrica, tem preço sugerido no momento de R$ 17.750.
No teste, com uso misto de gasolina e etanol, o consumo médio da motocicleta variou entre 23 e 25 quilômetros por litro de combustível em um tanque capaz de armazenar até 13,8 litros. Na estrada, vai bem a 120 km/h podendo chegar até ao limite de 145 km/h. O motor DOHC, monocilíndrico, quatro tempos, arrefecido a ar, 291,6 cc com injeção eletrônica PGM-FI rende 25,4 cv a 7.500 rpm com torque de 2,76 kgf.m a 6.000 rpm no uso exclusivo da gasolina e 25,6 cv e o torque de 2,8 kgf.m somente com etanol.
O câmbio, de cinco marchas na transmissão final por corrente, fica devendo aquela sexta engrenagem que solta a motocicleta na estrada. Já os pneus de uso misto, Metzeler, bons para andar no todo-terreno, geram ruído mais ou menos alto dependendo da granulação do asfalto, mais compacto ou não. A moto tem rodas raiadas de 21 polegadas na frente com 90/90 e 18 polegadas atrás, calçada com 120/80, ambos com câmara.
No conforto, o banco em dois níveis é largo e com textura firme que ajuda bastante a manter-se na moto por longos períodos, tanto na cidade quanto na estrada. O banco largo não atrapalha, mas não facilita as manobras off road. A suspensão é composta por garfo dianteiro telescópico com 245 mm de curso, sem ajuste, e traseiro tipo Pro-link monoamortecido com curso de 225 mm a ajuste de pré-carga da mola. A dianteira afunda bastante na frenagem mais forte mesmo com o sistema de distribuição de frenagem entre as duas rodas. O sistema de freios tem disco de 256 mm, com pinça de três pistões na frente e o disco de 220 mm, com pinça de um pistão atrás. O ABS também funciona bem no fora de estrada ou pisos de pouca aderência.
A XRE 300 é alta. Tem 2.171 de comprimento, 838 largura e 181 mm de altura. A distância do solo é de 259 mm e o peso seco do modelo com ABS é de 153 kg. A capacidade máxima de carga é de 155 kg para o conjunto piloto, passageiro, bagagem e acessórios. O painel de instrumentos do tipo blackout é melhor para a visualização que o comum. No blackout, o fundo é preto e as informações em branco. Tem velocidade, nível de combustível, tacômetro, hodômetro total e parcial, além das luzes de avisos, espia e indicação de direção.
-Imagens: MotoMovimento-