Ibope está de olho no potencial de mercado do orkut
Coleta RS – este é o nome da ferramenta que utiliza as redes sociais para analisar os gostos e comportamentos de seus usuários. Desenvolvida em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), essa alternativa deverá ser utilizada por empresas que queiram avaliar a percepção dos consumidores em relação às suas marcas e produtos.
Em maio deste ano, 18,5 milhões de brasileiros usaram a conexão doméstica para navegar em sites relacionados a comunidades, como Orkut, MySpace, Facebook, blogs, bate-papos e fóruns. Se também forem considerados fotologs, videolologs e mensageiros instantâneos, esse número sobe para 20,6 milhões, ou 88,6% dos internautas residenciais.
Tais números fizeram com que o Ibope e as agências de comunicação passassem a olhar o Orkut com outros olhos.
O reconhecimento das redes sociais como fonte de informações para empresas e também agências de publicidade on-line. Segundo Alexandre Magalhães, analista de internet do Ibope “Dificilmente o site oficial de uma companhia conseguiria concorrer com a força desses grupos”.
Em um ranking com dez países, o Brasil liderou em abril o acesso à categoria comunidades (78,2% dos usuários domésticos), seguido por Japão (67,1%)e França (60,9%).
Agora, além dos bisbilhoteiros de plantão que existem no Orkut, você terá também a companhia do Ibope.