Makro erra em anúncio e toma prejuízo em venda de notebooks
Um erro de digitação causou um grande prejuízo ao Makro. A falha aconteceu na impressão do encarte publicitário “Especial Dia das Mães” em que era anunciado um notebook Philco por R$ 889 à vista. O preço verdadeiro, no entanto, levaria o número “um” na frente do 889. Ficava fácil perceber que fora um erro de digitação ao observar o preço em prestações, descrito como “12X de R$206,26, totalizando R$ 2.475,12 a prazo”.
O anúncio que circulou na capital paulista e em cidades do interior de São Paulo fez com que dezenas de consumidores fossem às lojas exigirem a oferta, porém encontraram a errata explicando o erro gráfico no anúncio. Não satisfeitos os consumidores registraram boletim de ocorrência nas delegacias mais próximas das lojas do Makro e insistiram em obter a compra pelo preço anunciado.
O Makro fez acordo com os consumidores que exigiram a venda e forneceu senhas para vender os notebooks pelo preço anunciado. Em nota, o Makro lamentou o episódio.
De acordo com a assessoria de imprensa da rede de varejo, tão logo o erro foi percebido anúncios foram publicados em jornais de grande circulação para desfazer o mal entendido. Segundo o Makro, os anúncios retificadores circularam antes mesmo da data da promoção iniciar.
De acordo com o Procon-SP, o Código de Defesa do Consumidor é claro nesse ponto e determina o cumprimento da oferta.