O motivo do sucesso por trás das motos Yamaha – Conheça a história dessa montadora japonesa

O motivo do sucesso por trás das motos Yamaha – Conheça a história dessa montadora japonesa

As motos Yamaha são, inegavelmente, um dos maiores cases de sucesso no mercado dos veículos de duas rodas. Aliás, é uma das marcas mais sólidas e fortes no segmento de motos aqui em território nacional. Consistindo em uma verdadeira pioneira no ramo das motocicletas, a companhia japonesa lançou seu primeiro modelo nos anos 1970. Há 40 anos, um conceito completamente novo era desenvolvido aqui no Brasil. O primeiro modelo, comumente chamado de cinquentinha foi o primeiro modelo da marca a ser fabricado aqui no país.

Mas qual é a história da marca? Como ela foi criada e se desenvolveu ao longo do tempo? É o que será abordado adiante.

A história da Yamaha

Yamaha Motor Co. Ltd é certamente uma das empresas de fabricação de motocicletas mais populares do mundo, possuindo um número impressionante de bicicletas distribuídas em todo o mundo. A divisão de motocicletas da Yamaha foi fundada em 1955, sendo Genichi Kawakami o primeiro presidente do recém-fundado departamento. No mesmo ano, a Yamaha lançou sua primeira motocicleta, a YA-1, equipada com motor de 125 cc.

O que é interessante é que a Yamaha provou que suas motos são capazes de fornecer um desempenho muito alto desde os primeiros dias, quando a YA-1 venceu a classe de 125cc da corrida Mount Fuji Ascent logo após seu lançamento. Além disso, em 1955, a empresa conquistou os três primeiros lugares da All Japan Autobike Endurance Road Race na classe de 125cc com o mesmo modelo YA-1.

Caso você ainda tenha dúvidas de que a YA-1 foi um grande sucesso para a Yamaha, saiba que a motocicleta continuou sua série de vitórias em 1956, quando era frequentemente colocada nas posições de liderança na Corrida de Ascensão do Monte Fuji. Dois anos depois, a Yamaha inscreveu-se no Grande Prémio da Catalina, nos Estados Unidos, prova que marcou a estreia da empresa nas corridas internacionais. A moto Yamaha foi colocada na 6ª posição.

Durante o mesmo ano, o YA-2 da Yamaha ganhou o prestigioso prêmio “Good Design”, que destacou o fato de que a série YA da Yamaha forneceu algumas das melhores motocicletas da época.

O tempo foi passando e a Yamaha cresceu muito, então em 1960 a empresa japonesa lançou seu primeiro motor fora de borda batizado de P-7. Além disso, um ano depois, a Yamaha entra no GP do Mundo, mas também na conhecida corrida Isle of Man TT, onde conquistou o 6º lugar.

Embora a Yamaha tenha registado a sua primeira vitória em 1963, quando o fabricante japonês venceu o GP da Bélgica nas 250cc, o primeiro grande sucesso nas competições veio em 1964, quando a Yamaha conquistou os primeiros títulos de construtor e piloto na mesma classe.

Visto que a Yamaha teve um crescimento impressionante, a empresa planejou uma expansão impressionante em vários países do mundo, principalmente com base em novos escritórios e concessionárias. Por exemplo, em 1964, a empresa fundou a Siam Yamaha Co. na Tailândia e, 4 anos depois, abriu o escritório na Holanda.

Em 1970, a Yamaha lançou seu primeiro motor de 4 tempos, apelidado de XS1, mas também continuou sua impressionante expansão abrindo um novo escritório no Brasil. Além disso, um ano depois, a empresa começou a produzir motocicletas na Indonésia após ter assinado um acordo com a Haraban Co. Em 1972, a empresa japonesa mudou sua sede para a cidade de Iwata, onde fica sua atual sede.

As competições de corrida foram muito importantes para a Yamaha, por isso a empresa japonesa lutou para obter os melhores resultados possíveis. E a Yamaha realmente conseguiu se tornar uma das equipes mais importantes na maioria das corridas em que participou, incluindo o GP Mundial de Motocross, onde conquistou vários títulos. Por exemplo, a Yamaha ganhou o primeiro título de fabricante e piloto em 1977 na classe de 500cc, mas também continuou a dominar as corridas nos anos seguintes.

Em 1978, a Yamaha abriu um novo centro de P&D em Minnesota, um escritório que poderia ajudar a empresa a expandir sua cobertura de mercado nos Estados Unidos. Um ano depois, os primeiros resultados do centro recém-inaugurado viram a luz do dia quando a Yamaha lançou o primeiro modelo ATV já lançado nos Estados Unidos, batizado de YT125.

O tempo foi passando e a Yamaha fundou e abriu um número impressionante de escritórios e centros de P&D em vários locais do mundo, não importa se estamos falando de Portugal, México, Hungria, Áustria ou China. Além disso, em 1999, nada menos que nove fábricas e escritórios da Yamaha Motor conquistaram a certificação ISO14001.

Nos últimos anos, a Yamaha continuou seu crescimento impressionante, mas também registrou vitórias importantes nas competições em que participou.

Em 2004, a Yamaha conquistou o título do campeonato de pilotos de MotoGP com a ajuda de Valentino Rossi, o famoso múltiplo Campeão do Mundo de MotoGP que conquistou dois títulos com a Yamaha. Voltando ao processo de fabricação de motocicletas da empresa, em 2007, o número total de motocicletas produzidas na Tailândia chegou a 10 milhões de unidades.

CG 160 Titan: o modelo mais vendido da Yamaha atualmente

A CG 160 Titan constitui-se no modelo mais vendido da Yamaha hoje em dia. Confira abaixo a ficha técnica do modelo:

Mecânica

  • Tipo:OHC, Monocilíndrico 4 tempos, arrefecido a ar;
  • Potência máxima:14,9 cv a 8.000 rpm (Gasolina) / 15,1 cv a 8.000 rpm (Etanol);
  • Torque máximo:1,40 kgf.m a 6.000 rpm (Gasolina) / 1,54 kgf.m a 6.000 rpm (Etanol);
  • Cilindrada:162,7 cc;
  • Sistema de partida:Elétrico;
  • Diâmetro x Curso:57,3 x 63,0 mm;
  • Transmissão:5 velocidades;
  • Sistema de Alimentação:Injeção Eletrônica PGM FI;
  • Combustível:Gasolina e/ou Etanol;
  • Relação de Compressão:9,5 : 1;
  • Ignição:Eletrônica
  • Bateria:12V – 4 Ah;
  • Farol:35/35W.

 

Agora compreende o que faz das motos da Yamaha tão bem sucedidas assim e por que elas estão entre as mais vendidas e cotadas do mercado. Curta e compartilhe esse post em suas redes sociais!

 

Visited 1 times, 1 visit(s) today

Luis Sucupira

Editor-Chefe do Portal Você e Sua Moto é Jornalista, escritor, (Casa Amarela – UFC) diretor e roteirista de cinema, tv e vídeo. Colunista de sites Motonline, Motonauta, revista Motoboy Magazine, Pro-Moto.Autor do livro GUIA DO MOTOCICLISTA PRINCIPIANTE (Ed. NovaTerra - RJ - 2014). Organizador e idealizador dos eventos Iguatu Moto Week, Ubajara Indoor, Eusébio Moto Fest. Um apaixonado por motos, história! Motociclista há 36 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *