Tirinhas ajudam a educar para uma internet responsável
Enquanto muitos tentam censurar a internet, chegando inclusive a desrespeitar os direitos humanos e a liberdade de expressão como aconteceu recentemente com um blogueiro no Egito, no Brasil algumas iniciativas são dignas de destaque.
Recentemente o Projeto Educando GVT elaborou uma forma interessante de conscientizar os mais novos e os iniciantes. Um cartilha com várias tirinhas, algo em torno de 60, explicam de forma clara e bem humorada algumas situações que vivenciamos na rede diariamente.
O Projeto Educando GVT é uma iniciativa da operadora nacional de telefonia fixa GVT em parceria com o CDI Comitê de Democratização da Informática e a Ciranda e visa promover uma reflexão relevante na sociedade sobre o uso consciente da internet, com responsabilidade.
A rede de parceiros atual conta com CDI-Comitê para a Democratização da Informática; a Ciranda-Central de Notícias dos Direitos da Infância e da Adolescência; Fundação Xuxa Meneghel; e a Rede de Informações para o Terceiro Setor-Rits. Criado em 2001, além de incentivar o ingresso de comunidades carentes na Internet, também divulga o uso consciente da rede entre os jovens . Em 2008, a empresa lançou nacionalmente uma cartilha sobre o tema, juntamente com o CDI. O material recebeu selo de recomendação da Fundação Xuxa Meneghel.
A empresa oferece acesso à banda larga a telecentros comunitários em diferentes regiões do país, realiza a doação de equipamentos de informática e produz material didático voltado ao Uso Responsável da Internet. O material é disseminado por meio de seu portal que oferece acesso irrestrito ao conteúdo, histórias em quadrinhos e vídeos animados com o tema. Em 2008, o portal www.internetresponsavel.com.br recebeu o selo de “Site Amigo da Criança”.
O objetivo é conscientizar a sociedade sobre os benefícios e os cuidados necessários na utilização da Internet. Para a GVT, informatizar não se limita a tornar disponíveis computadores e a Internet. É preciso que pais, professores, filhos e alunos sejam capazes de usar a tecnologia em favor do aprendizado e da formação da cidadania. A GVT está entre as quatro empresas mantenedoras do CDI do Paraná em 2008.
Abaixo uma amostra do trabalho que pode ser baixado no link Tirinhas