Empresas se rendem aos serious games
Imagine um treinamento onde todos os participantes estão jogando?
O mundo corporativo descobriu a vantagem de utilizar o serious games para melhorar a qualificação de seus colaboradores, empresas de diferentes segmentos têm utilizado os chamados serious games para treinar pessoas na utilização de ferramentas ou ainda comunicar mudanças organizacionais e promover relacionamento entre departamentos através de simulações.
Apesar de pouco conhecidos no Brasil, estes games já existem há algum tempo. Uma pesquisa realizada nos EUA pela eLearning Guild mostrou que lá 50% dos bancos e empresas na área de finanças e contabilidade e 35% das empresas de seguro já utilizam games para treinar seus colaboradores. Segundo as pesquisas mostram as pessoas se lembram de apenas 10% do que lêem, 50% daquilo que vêem ou ouvem e 90% daquilo com o que interagem.
Entre os métodos utilizados estão os chamados “mapas de treinamentos e comunicação”, que através de conceitos comuns para os participantes, fazem uso de metáforas ou representações ilustradas para esclarecer um determinado conteúdo do mais simples ao mais complexo.
Os serious games também são úteis para treinar os colaboradores a executar determinadas funções na empresa, realizar cursos e palestras de forma interativa, além de auxiliar nos processos de recrutamento.