Saiba como limpar o banheiro sem usar produtos químicos

Esfregar azulejos, retirar fios de cabelo do ralo e limpar o vaso sanitário são tarefas desagradáveis, mas necessárias. Porém, engana-se quem acha que para deixar o banheiro brilhando, é necessário utilizar produtos industrializados. Uma alternativa interessante é substituir os químicos por itens naturais que podem ser encontrados em qualquer casa.

Para retirar o mofo dos azulejos, é necessário apenas uma escova de dentes velha e vinagre. O ideal é que o vinagre seja do tipo branco e permaneça agindo no local por duas horas. Depois basta só enxaguar.  A acidez do vinagre quebra as moléculas de gordura e também mata as bactérias e o mofo. Essa dica pode ser utilizada para remover manchas da parede, limpar cortinas, box e utensílios de vidro.

Diversos comerciais na televisão ressaltam o poder “milagroso” dos alvejantes para a limpeza do vaso sanitário. Mas, meia xícara de vinagre e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio possuem a mesma eficiência desses alvejantes. Para fazer o teste, é necessário aplicar essa mistura no vaso sanitário, deixando-a agir por 30 minutos, depois é só esfregar bem.

Outra dica para o vaso é fazer um desinfetante caseiro. A receita é simples: quatro litros de água, um litro de álcool, um sabão caseiro e folhas de eucalipto. Deixe as folhas de molho no álcool por dois dias. Rale o sabão e o dissolva em um litro de água fervente. Em seguida, adicione o restante da água e a essência de eucalipto e ele estará pronto.

Para limpar o ralo, a combinação de vinagre com bicarbonato de sódio é uma ótima opção: derrame três quartos de xícara de bicarbonato de sódio no ralo, seguida de meia xícara de vinagre. É importante lembrar-se de tampar o ralo imediatamente com um pano, pois a reação dessas duas substâncias produz uma efervescência.  Com a solução agindo por 30 minutos, jogue água fervente.

O próximo passo é a limpeza do chão. Para isso, adicione meia xícara de bicarbonato de sódio e um pouco de suco de limão a um balde de água quente. Outra opção é utilizar meia xícara de sal dissolvido em balde de água morna. Aplique essa solução com um esfregão e enxague.

Para finalizar, borrife uma solução de cravos-da-índia com álcool no ambiente. Mas, antes de usar deixe essa mistura descansar por alguns dias. O interessante é que o aroma, além de perfumar, afasta os insetos. Com dicas de Ecocidades.

Redação CicloVivo

 

Visited 1 times, 1 visit(s) today

Redação Geral

Você e sua moto! Nós amamos motos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *